• Jornal Abaixo Assinado

Casa de Cultura de Jacarepaguá: novo point dos artistas da região

Quadro de artista local


“O Sertão Carioca – A outra margem do Rio”

Casa de Cultura de Jacarepaguá abre as portas valorizando a memória do nosso bairro

*Texto de Carla Scott

A Casa de Cultura de Jacarepaguá promete movimentar o nosso bairro com uma programação diversificada como oficinas de Cultura popular, centro de memória, música, turismo pelo bairro e cursos variados. Tudo começou quando Alexandra Gonzalez idealizadora do “Jacarepaguá Eu Te amo” resolveu não esperar mais pelo poder público e colocou a mão na massa.

O projeto conta com diversos voluntários e organiza mutirões de revitalização em ruas e praças, que recebem pinturas e mobiliários confeccionados com material reciclado (pneus, garrafas pets, madeiras). Alexandra promove também a Feira de Empreendedores Sustentáveis que acontece uma vez ao mês em uma das praças revitalizadas. O evento já é um sucesso e vem movimentando o bairro e a praça que ganhou vida, além de ser uma oportunidade para os empreendedores locais apresentarem seus trabalhos.

Livros de escritores da região


Mas Alexandra não parou por aí, no dia 21 de março, a Casa de Cultura de Jacarepaguá abriu as portas com uma linda exposição sobre a rica historia de Jacarepaguá desde os tempos coloniais até os dias de hoje. A exposição reúne tesouros naturais e culturais do nosso bairro, como as belezas do Parque da Pedra Branca, o Camorim, os Quilombos, as Igrejas, os casarões dos antigos barões. Por meio de fotos, apresentação, textos, o público poderá mergulhar na volta ao passado de Jacarepaguá.

Além de fotos, há uma sala com pinturas e paisagens do Parque Estadual Pedra Branca feita pelo artista plástico Jackson dos Santos. O visitante pode conferir também as obras de ilustres poetas do bairro, como as obras literárias de Dona Tuca de 86 anos, moradora da Cidade de Deus e de Valeria Barbosa, escritora que relata o dia a dia, e a historia de antigos moradores da Cidade de Deus.

Quando conhecemos o passado, valorizamos ainda mais o nosso patrimônio histórico cultural e natural. Precisamos preservar e garantir a continuidade para as futuras gerações. O público poderá participar das atividades, oficinas e rodas de conversas de sexta a domingo do meio dia às 18h.

O endereço é Rua Alberto Soares Sampaio, nº 72 Taquara.

Telefones: 21 3256-5641 e 3496-5990.

*Jornalista, Ambientalista e moradora da Taquara

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png