• Jornal Abaixo Assinado

Caminhada Histórica no Camorim

INSTITUTO HISTÓRICO DA BAIXADA DE JACAREPAGUÁ


IHBAJA promove Caminhada Histórica no Camorim

O Instituto Histórico da Baixada de Jacarepaguá (IHBAJA) organizou, juntamente com a Associação Cultural do Camorim (ACUCA) e com o coletivo JPA Afro-Cultural, uma visita guiada aos atrativos históricos e naturais do bairro do Camorim. Intitulada “Historiografia territorial e vivência quilombola”, a atividade foi coordenada pelos professores Val Costa e Renato Dória, membros do IHBAJA.


A visita começou com uma palestra, ministrada pelo professor Val, dentro da Igreja São Gonçalo de Amarante (foto). Posteriormente, foi feita uma visita ao Sítio Arqueológico do Engenho do Camorim. Esse sítio foi descoberto recentemente pela doutoranda em arqueologia Silvia Peixoto e pelo presidente da ACUCA Adilson Batista.

Após isso, a líder quilombola Maraci e o professor Renato levaram o grupo até a Comunidade do Alto Camorim, reconhecida pela Fundação Cultural Palmares como uma área remanescente de um antigo quilombo.

Por fim, foi feita uma caminhada até o Núcleo Camorim do Parque Estadual da Pedra Branca, onde os participantes puderam contemplar algumas belezas naturais da maior floresta em área urbana do mundo.

Essa atividade faz parta do projeto “Trilhas de Jacarepaguá: caminhando pela nossa História”, desenvolvido há 10 anos pelo IHBAJA. O objetivo dele é apresentar a riqueza natural, histórica e cultural da região de uma maneira lúdica e interativa.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MJADRA

jaajbr.png