• Jornal Abaixo Assinado

Câmara dos Deputados desfigura o pacote anticorrupção


10medidascorrupcao

Deputados retalham o pacote anticorrupção

*Por Ivan Lima

Enquanto, chorávamos os mortos do homicídio aéreo na Colômbia, na calada os deputados, às 4h19 da manhã, fulminaram as 10 medidas Contra a Corrupção e criaram uma mordaça para nossos juízes e o Ministério Público.

Os deputados incluíram uma emenda de crime de abuso de autoridade. Sem dúvida, o abuso de autoridade no Judiciário tem que ser contido, mas essa emenda é uma tentativa de enquadrar quem enfrenta a corrupção justamente por parte dos políticos suspeitos de crimes. Uma tentativa nefasta dos deputados de impor limites e intimidar nossos juízes.

Não podemos ficar calados porque o futuro da Operação Lava Jato depende disso — agora o projeto de lei vai para o Senado. Nossos políticos têm medo de cair nas garras da Justiça. Eles fulminaram as 10 Medidas Contra a Corrupção (fruto de uma campanha popular que recebeu dois milhões de assinaturas) – o relator do projeto chegou a ser vaiado no Plenário quando pediu que não fosse aprovada essa emenda em plena madrugada, sem participação popular ou transparência para a sociedade.

São poucos os partidos políticos que não estão envolvidos em escândalos de corrupção — é exatamente por isso que os parlamentares estão fazendo de tudo, inclusive aprovando emendas na calada da noite, para tentar se proteger.

Essa emenda, aprovada pelos deputados, é uma ameaça a independência e iniciativa do Judiciário e do Ministério Público de investigarem, processarem e julgarem envolvidos em corrupção. Os cidadãos estão de olho e defendem a Operação Lava Jato e outras investigações cruciais que querem passar o Brasil a limpo.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png