• Jornal Abaixo Assinado

Banana Agroecológica de Vargem Grande ganha o Prêmio Maravilhas Gastronômicas

Por Maraci Soares*


agricultoes de o trofeu banana das vargens

Agricultores de Vargem Grande e lideranças do Movimento da Agricultura Urbana felizes com a inédita vitória

No dia 3/12, foram revelados os vencedores do prêmio Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro – 2015, em festa realizada no Palácio Guanabara. O evento contou com a apresentação da atriz Juliana Martins e da chef Flávia Quaresma, que anunciaram os 12 tesouros culinários mais votados, em cada categoria, entre os mais de 130 participantes distribuídos em 50 municípios.

O alimento da terra a Banana Agroecológica, produzida pelos produtores de Vargem Grande, foi a grande vencedora da Categoria Terra das Maravilhas Gastronômicas. Uma grande felicidade para a Associação dos Lavradores de Vargem Grande, para os participantes da Feira Agroecológica da Freguesia e para as comunidades Quilombolas do Camorim e do Cafundá.

A verdadeira musa cultivada no Parque Estadual da Pedra Branca é a banana. É um elo a imortalizar o modo de vida de sua comunidade tradicional pautado na unicidade homem-natureza. A sua presença na paisagem cultural da cidade do Rio de Janeiro parece afirmar uma futura recuperação socioambiental da outrora chamada Cidade Maravilhosa. Pontifica na agricultura de Vargem Grande como um dos seus principais alimentos.

No Maciço da Pedra Branca podem ser encontradas as chamadas banana prata, prata mel, banana d’água, banana maçã, ouro e até algumas espécies exóticas como a banana vinagre. Mas é a primeira – a banana prata – que concentra toda a doçura de seu manejo agroflorestal.

É uma maravilha gastronômica do Rio de Janeiro: a banana de Vargem Grande. Viva a Agricultura da Baixada de Jacarepaguá e da região metropolitana do Rio de Janeiro.

*Participa Movimento Agroecológico e Agricultura Urbana

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png