• Jornal Abaixo Assinado

Atenção fazedores de cultura! Lei Aldir Blanc e Golpe de Roubo de Dados

A empresa “Cenarium”, de Goiás, está promovendo um aplicativo que utiliza a estratégia de “click bait”. A empresa coleta dados pessoais sensíveis de quem baixar um aplicativo sobre a Lei Aldir Blanc.

Ao telefonar para o número da empresa responsável pelo desenvolvimento do aplicativo, quem nos atendeu foi uma assistente do pré-candidato a vereador de Goiânia, Gilson Romanelli, do partido PODEMOS. Pouco depois do ocorrido, o pré candidato referido, Gilson Romanelli, do PODEMOS, entrou em contato com o Jornal Abaixo-Assinado de Jacarepaguá e suplicou que removêssemos seu nome da matéria, pois segundo ele, não há envolvimento do pré candidato com a empresa, tendo-lhe sido apenas emprestado o escritório para a sua campanha. A proprietária da Cenarium, Milene Delian, disse que o aplicativo é desenvolvido para auxiliar as prefeituras a mapear os beneficiários da Lei Aldir Blanc e afirma não ser errado coletar dados com a ciência do cidadão, ela alega também não ter relações com a produção e divulgação da fake news. A proprietária e desenvolvedora se pôs à disposição de refutar a fake news.

Para ler as notas de esclarecimento de Gilson Romanelli e da Cenarium Consultoria acesse: Auxilio emergencial cultural – nota de esclarecimento de Gilson Romanelli e da Cenarium consultoria.

Mas o que faz de fato esse aplicativo? O aplicativo em si vende “módulos” com informações que já estão públicas nas mídias oficiais dos governos. Por enquanto isso, ao baixar, o usuário autoriza a empresa a coletar endereço de email, nome completo, RG, CPF, CEP, foto de perfil, nome de usuário, perfis de mídia social (caso vincule ao Facebook), dentre dados bancários, comprovações documentais, financeiras e dados de MEI.

Não existe notícia na grande mídia, nem na secretaria municipal de cultura do Rio de Janeiro sobre um aplicativo oficial da Lei Aldir Blanc. Pedimos a todos os produtores e fazedores de cultura que tomem muito cuidado. Antes de realizar qualquer cadastro, procurem as fontes oficiais.

Ainda sobre o golpe, uma fake está sendo divulgada no whatsapp chamando para baixar o tal aplicativo. Não é evidente que a fake esteja ligada a empresa “Cenarium”, porém o aplicativo dela já está sendo considerada tendência de downloads no Brasil.

Segue a mensagem do golpe:

“Quem se inscreveu para concorrer a este auxílio, será necessário, baixar este app, da imagem enviada. Em seguida, realizar cadastro para ter o acesso liberado â plataforma.

Por favor divulguem. Não está sendo popularizado.

Há muitos artistas com dificuldade de manter se, desde Março”.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png