• Jornal Abaixo Assinado

ARGUMENTAÇÃO

Olá, meus queridos leitores! Como vão? Nesta edição preparei um importante material sobre argumentação, para que os textos de vocês sejam escritos com total fundamentação, além de cumprirem o objetivo de persuadir o leitor acerca do ponto de vista proposto.

Uma boa argumentação só é feita a partir de pequenas regras as quais facilmente são encontradas em textos do dia a dia, já que durante a nossa vida levamos um longo tempo tentando convencer as outras pessoas de que estamos certos.

Os argumentos devem ter um embasamento e nunca se deve afirmar algo que não venha de estudos ou informações previamente adquiridas. Os exemplos dados devem ser coerentes com a realidade e não podem ser inverossímeis. Caso haja citações de pessoas ou trechos de textos, eles devem ser razoavelmente confiáveis.

Experiências que comprovem os argumentos devem ser também coerentes com a realidade. Há de se imaginar sempre os questionamentos, dúvidas e pensamentos contrários dos leitores quanto à sua argumentação, para que a partir deles seja possível construí-los da melhor forma, em mais estudo e pesquisa, fundamentados em formato de repertório. 

Não se pode, em uma argumentação, afirmar a verdade ou negá-la afirmada por outra pessoa.

Se for necessário, é viável também fazer uma comparação entre vários ângulos de visão a respeito do assunto. Isso poderá ajudar no processo de convencimento do leitor, pois não dará margens para contra-argumentos. Porém deve-se tomar muito cuidado para não se contradizer e, com isso, não ser claro.

Escrito por Juliana Bernardo

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png