• Jornal Abaixo Assinado

ARDEMOS EM CHAMAS: EM JACAREPAGUÁ, NO PANTANAL E NA AMAZÔNIA

Queimadas criminosas nas áreas do entorno do Parque Estadual da Pedra Branca

Queimadas no Pantanal


O ano de 2020 não está nada fácil. Além da pandemia que assola e preocupa o mundo todo, estamos enfrentando uma temporada de incêndios florestais das mais devastadoras.

Nos Estados Unidos, a Califórnia arde em chamas e, não muito diferente, o Brasil perde hectares dos seus principais biomas — o Pantanal e a Floresta Amazônica.

Para se ter uma dimensão da gravidade, àas fumaças das queimadas na Amazônia e no Pantanal já se estendem por mais de 3 mil quilômetros do território do país. Na Floresta Amazônica, em menos de 10 dias, foram 12.412 focos. O número passa da metade do que foi registrado no mês inteiro do ano passado — 19.925 focos.

O Pantanal já perdeu mais de 10% do território para o fogo este ano. Ou seja, aproximadamente 2,3 milhões de hectares,  — essa área representa o tamanho de quase 10 vezes o tamanho das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro juntas. 

Jaguatirica morta na estrada


A fumaça e o fogo deixam os animais desorientados. A falta de água em riachos e lagoas deixam os animais sedentos. Muitos morrem de sede, fome ou queimaduras, e não conseguem se locomover. 

Infelizmente estamos vivendo um desgoverno, que prefere contestar as críticas da população e negar a complexidade da situação. A preferência é para o apoio a pecuaristas e às grandes indústrias de carne bovina.

Traçando um paralelo com a nossa cidade, também acompanhamos de perto nos últimos meses um grande aumento de queimadas nas áreas do entorno do Parque Estadual da Pedra Branca, no bairro da Taquara. 

Temos conhecimento de casos de queda de balões, mas também sabemos que a maioria desstes incêndios é criminosa, afetando principalmente as construções irregulares e a especulação imobiliária na região.

Seguimos em frente e continuamos na nossa luta diária para a preservação do meio ambiente!

Escrito por Carla Scott

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png