top of page
  • Foto do escritorAlmir Paulo

ANTÔNIO DE OLIVEIRA LIMA (IN MEMORIAN)

Atualizado: 13 de out. de 2021

Homenagem do nosso colunista Almir Paulo ao camarada Antônio de Oliveira Lima, falecido no dia 8 de outubro de 2021.


Oliveira foi do PCB entre as décadas de 1960 e 1980. Fundou o Movimento de Organização e Renovação da Associação de Moradores da Rocinha. Foi o presidente na primeira eleição que tirou a entidade das garras da ARENA. Ajudou reconstruir o movimento comunitário no fim da década de 1970 e com vários outros militantes ajudou a reconquistar a FAFERJ, participando do congresso em 1979. Rompeu com o grupo de Hércules Corrêa, indo militar na Reconstrução e apoiou Brizola, ajudando eleger o deputado estadual Afonso Celso. Oliveira foi também o terceiro administrador regional da Rocinha, conquista de um grupo de militantes comunistas cuja característica era a amplitude da ação politica. O sonho de uma comunidade urbanizada, socialmente desenvolvida, num Brasil socialista embalava nossos diálogos. Camarada Oliveira, presente. Agora e sempre.

65 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Nidivaldo Macário Oliveira
Nidivaldo Macário Oliveira
Oct 11, 2021

Bonita e merecida homenagem ao companheiro Oliveira. Triste notícia, mas por outro lado temos a alegria de seu legado de luta, onde sempre será lembrado por todos com carinho. Vai em paz companheiro...

Like

Zé da Lata
Zé da Lata
Oct 10, 2021

Que notícia triste. Oliveira foi um bravo companheiro que, juntamente com outros, construíram um trabalho que deu muitos frutos na Rocinha e em outros lugares. Tantas histórias de camaradagem e lutas comuns vêm à nossa cabeça nessa triste hora … minhas condolências à família, parentes e amigos.

Oliveira vive!

A luta continua!

Like
bottom of page