• Jornal Abaixo Assinado

Abaixo-assinado on-line pede ação urgente contra o rompimento da barragem de Camorim

Igreja de São Gonçalo de Amarante – Camorim


Abaixo-assinado on-line a favor da Represa Camorim

* Colunista Ivan Lima –

Muitas pessoas, preocupadas com a situação da represa do Camorim, estão subscrevendo o abaixo-assinado on-line.

O JAAJ destacou alguns depoimentos de moradores da cidade e da Baixada de Jacarepaguá apreensivos com o risco iminente de rompimento da barragem do Camorim.

“Ações urgentes antes que a catástrofe aconteça”, diz Wania Bastos.

Já Ana Luzia Rangel afirma: “já vi acontecer um rompimento parecido em 1996, e as casas próximas foram devastadas, moradores perderam tudo”.

Preocupada, Lilian Maria é categórica: “para que tomem as providências cabíveis, para evitar catástrofes futuras”.

“Moro próximo ao local e providências têm que ser tomadas, antes que uma tragédia aconteça”, fala Anne Archanjo sobre a razão de assinar o abaixo-assinado.

Um depoimento expressivo que retrata a enorme apreensão do povo local é de Luci Carvalho Leal, que é enfática ao afirmar: “moro no Camorim, estamos muito preocupados, e ainda bem perto dessa barragem tem uma igrejinha centenária, mais um patrimônio histórico que pode se perder, sem falar nas vidas”.

Em 15 de dezembro de 2019 foram divulgados alertas sobre o risco iminente de rompimento da barragem do Camorim, na reserva biológica do Parque Estadual da Pedra Branca. Em vistorias feitas pela Cedae, a barragem apresenta diversas anomalias visíveis, dentre as quais o desbarrancamento do solo natural, atingindo e rompendo uma tubulação, e o tombamento parcial de trecho de muro de contenção. Desde 2017, data da primeira vistoria, não foram adotadas pela Cedae as providências recomendadas. O rompimento desta barragem pode causar uma catástrofe que atingirá milhares de moradores da região de Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes, localizados no Rio de Janeiro.

Vá lá, caro leitor e leitora, na página on-line e assine

e diga o seu motivo para assinar

https://www.change.org/p/governador-do-estado-do-rio-de-janeiro-urgente-contra-o-rompimento-da-barragem-de-camorim-jacarepaguá

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png