• Jornal Abaixo Assinado

A Venezuela resiste

Por Observatório Popular

Em excelente artigo, a jornalista Elaine Tavares lança luz sobre o que, de fato, ocorre neste momento histórico na Venezuela. A seguir um resumo do artigo que está, na íntegra, na página do Instituto de Estudos Latino-Americanos, da Universidade Federal de Santa Catarina, no link http://www.iela.ufsc.br/noticia/acirra-luta-de-classes-na-venezuela

“Apesar do terror promovido pela oposição, a Venezuela votou no domingo, 30/07, para a nova Constituinte. Mais de 8 milhões de votos. A mídia comercial internacional ignorou a realidade das ruas, destacando a ação dos grupos de oposição e insistindo em que aquela gente toda nas filas votando o fazia por medo.

Enquanto o povo venezuelano defendia o bolivarianismo e o poder popular nas urnas, a Organização dos Estados Americanos (OEA) tentava aprovar medidas de intervenção na Venezuela. Não conseguiu. Apenas 13 dos 35 países membros assinaram as declarações intervencionistas, colocando-se de joelhos diante dos EUA, entre eles, o Brasil.

Os Estados Unidos já avisaram que imporãosanções à Venezuela, fazendo o que sempre fazem quando querem destruir um país que não se curve ao império. A nova Constituição pretende aprofundar a participação popular, aprofundando o socialismo com base na soberania da nação. Isso é o que leva os Estados Unidos a intervir. Um governo pode fazer o que quiser menos pensar em ações soberanas. Isso é imperdoável.

A Venezuela não tem um regime perfeito e ainda está longe do socialismo, mas tem bases firmes na população, principalmente na camada mais empobrecida que não quer passo atrás, pois sabe o que é ser governada por uma elite que não se importa com os de baixo.

A Venezuela ainda viverá momentos duros e é fundamental que os brasileiros sejam solidários sem cair no conto da carochinha que a mídia comercial conta. A mídia mente. Maduro não é um santo, mas também não é o demônio. E o povo venezuelano sabe muito bem o que quer para si. Que se respeite isto.”

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png