• Jornal Abaixo Assinado

A incrível história de Pilates

Joseph Pilates


A HISTÓRIA DE JOSEPH PILATES

*Texto de Cristiane Giannotti

O Pilates é um sistema de condicionamento e reabilitação muito conhecido atualmente, a origem e a história do Método, criada por Joseph Pilates, trabalha com os princípios da contrologia através da ativação do “Power house” (músculos do centro de força do corpo), que provém de toda uma filosofia de vida.

Joseph Pilates nasceu na Alemanha, em 1883. Seu pai era ginasta, de descendência grega; sua mãe era uma naturopata que acreditava no estímulo ao corpo para autocura. Sendo assim, a filosofia de cura da mãe e as habilidades físicas do pai foram as grandes influências de Pilates para suas ideias na criação do Método.

Joseph teve uma infância doente: sofria de asma, raquitismo e febre reumática. Decidiu superar as desvantagens físicas dedicando sua vida para melhorar a saúde e a força. Passou a acreditar que o moderno estilo de vida, a má postura e a respiração inadequada eram causas de problemas de saúde, focalizando, então, em se exercitar melhorando a postura e a respiração, praticando: ginástica, boxe, natação, kung fu, e yoga, os quais inspiraram os movimentos de exercícios do solo, que consistem em origem e base do Pilates. Na adolescência, chegou a ser modelo de Atlas de Anatomia, devido ao desenvolvimento do seu porte físico.

Em 1912, Joseph se mudou para a Inglaterra, onde lutou boxe profissional, foi artista de circo e ensinou defesa pessoal aos detetives da Scotland Yard. Durante a primeira Guerra Mundial, foi preso com outros cidadãos alemães pelas autoridades britânicas. Então, o Método tomou forma, ao ser levado ao campo de concentração, onde começou a desenvolver intensamente seu conceito de exercícios para ajudar os soldados a manter o estado físico e mental.

Alguns soldados feridos não podiam sair da cama. Por conseguinte, ele improvisou com molas de colchões presos na cabeceira da cama acessórios para ajudar na ativação desses pacientes, contribuindo para que eles também pudessem se exercitar, surgindo assim os primeiros aparelhos baseados em molas, como o Cadillac e o Reformer.

Após a Guerra, voltou para Alemanha, e foi pressionado a treinar membros do exército Alemão. Em 1926, decepcionado com a situação política de seu país, imigrou para os Estados Unidos num navio, onde conheceu sua esposa Clara, com quem fundou um estúdio na cidade de Nova York por volta de 1929. O espaço ficava num prédio cheio de artistas e próximo a estúdios de dança, permitindo-o conhecer dançarinos e coreógrafos renomados que se encantaram pelo Método. Buscando desenvolver força, resistência e postura, Joseph publicou dois livros, e sua popularidade só aumentava. Na década de 60, seu Método ficou conhecido fora de Nova York. Ao longo de sua carreira, ensinou mais de dois mil alunos, incluindo celebridades, artistas famosos, escritores e membros da realeza da alta sociedade de NY.

Morreu aos 83 anos de idade, após um incêndio no seu estúdio: na tentativa de salvar seus aparelhos originais, inalou a fumaça, e o quadro evoluiu com complicações respiratórias.

As técnicas de exercícios foram preservadas por seus seguidores, que formaram gerações de alunos, estendendo seus benefícios por todo o mundo e deixando seu legado.

*

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png