• Jornal Abaixo Assinado

A importância do método Pilates

A importância do método Pilates para o desenvolvimento psicomotor e a sua aplicação na educação básica

*Texto da Doutora Cristiane Giannotti

Atualmente, as crianças vivem em um mundo acelerado e competitivo. O resultado disso é o estresse, a falta de concentração e a má postura; principalmente com a evolução da tecnologia, em que é muito comum substituírem atividades que demandam gasto energético pelas brincadeiras automatizadas. Assim, frequentemente, é possível vê-las por horas na frente de videogames, computadores, celulares; facilitando o desenvolvimento de desvios posturais, distúrbios de ansiedade, déficit de atenção e sedentarismo precoce.

O método Pilates é um sistema de condicionamento que pode contribuir para o desenvolvimento infantil, fortalecendo a musculatura, corrigindo vícios posturais; além de ser aconselhável para extravasar a energia típica da idade.

Segundo Joseph Pilates, “ainda na infância construímos nossos problemas e hábitos posturais”. A idade mínima aconselhável para iniciar o Pilates kids é a partir dos 04 anos. Por isso, trabalhamos de maneira lúdica a consciência corporal, a coordenação motora, a mobilidade e a flexibilidade.  Nesta fase, as crianças têm facilidade de aprendizado. Utilizamos o nome de animais e o sentido figurado para realizar os exercícios. Essa forma de explicação estimula, cada vez mais, a parte cognitiva e permite que a relação corpo e mente se faça cada vez mais conjunta e eficaz para o desenvolvimento psicomotor da criança. Também trabalhamos a interação, através da qual as crianças aprendem a dividir e ter noção do espaço que ocupam, desenvolvendo a habilidade motora com exercícios que exijam equilíbrio e propriocepção. Já os exercícios respiratórios, oferecem a melhora da ansiedade, aumentando a qualidade de sono e podem contribuir para a melhora da concentração.

O objetivo é despertar precocemente a importância postural, sabendo como se deve sentar para estudar, para ficar no computador, para ver televisão, saber como usar e carregar a mochila, sem que o peso sobrecarregue a coluna.

Seria ideal que as escolas pudessem implantar o Método Pilates como sugestão de uma nova modalidade dentro das Práticas Corporais Alternativas, esclarecendo que o que pretendemos não é desenvolver somente o Pilates nas aulas de Educação Física Escolar, mas também atrelar o método às propostas da Educação Física já existentes, suprindo assim as carências desta disciplina, contribuindo para o rendimento e aprendizado dos estudantes.

Rede social – instagram @crisgiannottineopilates

Página/Facebook Fisioterapia Cristiane Giannotti

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png