• Letícia Ribeiro Leite

A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO PARA IMUNIDADE

Atualizado: 1 de ago. de 2021

O sistema imunológico é o responsável por realizar o papel de defesa do nosso corpo contra microrganismos invasores, como por exemplo vírus e bactérias  causadoras de doenças. Para manter esse sistema funcionando de forma adequada, são necessários alguns cuidados com relação a saúde, entre eles está a  necessidade de possuir uma alimentação saudável e uma boa qualidade do sono, entre outros fatores. Por isso é preciso conhecer e entender um pouco sobre os alimentos consumidos no dia a dia e sua composição nutricional.


Optar por uma alimentação rica em alimentos in natura como frutas, legumes e verduras apresenta diversas vantagens com relação a ingestão de nutrientes e minerais, além disso esses alimentos quando comparados com uma mesma porção de alimentos processados e ultraprocessados, normalmente apresentam um teor de calorias inferior.

Manter uma alimentação saudável e completa proporciona a ingestão de compostos nutricionais que auxiliam no fortalecimento da imunidade, entre eles estão: as vitaminas e os sais minerais. Entre as vitaminas que contribuem para a imunidade estão: a vitamina A que tem por função manter os tecidos do nosso corpo saudáveis, como a pele por exemplo, essa vitamina está presente em ovos, leite, fígado e legumes/verduras na cor verde escuro como couve e agrião.


E a vitamina C que é rica em antioxidantes e contribui com o aumento dos anticorpos, que são as células de defesa do organismo, você encontra essa vitamina em frutas cítricas, como laranja e limão. Entre os sais minerais é possível citar o ferro, necessário na composição da proteína transportadora de oxigênio no sangue, que é a hemoglobina, o ferro se encontra disponível em carne vermelha e feijão por exemplo. Por isso, se alimente de forma adequada e contribua com o fortalecimento do seu  organismo.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png