• Jornal Abaixo Assinado

A História do Autódromo de Jacarepaguá

YAKARÉ UPÁ GUÁ    *Por Professor Val Costa

A última prova realizada no Autódromo de Jacarepaguá

O local no qual está o Parque Olímpico, foi, até o ano de 2012, um dos mais importantes autódromos do país, o Autódromo Internacional Nelson Piquet, mais conhecido como Autódromo de Jacarepaguá. Ele sediou várias corridas de Fórmula 1, moto-velocidade, CART,  Stock Car e Fórmula Truck.

Até 1966, as corridas de motos e carros eram realizadas em circuitos nas ruas do Maracanã e da Gávea.  Projetado nesse mesmo ano pelo arquiteto Ayrton Lolô Cornelsen, o autódromo fazia parte de um futuro pólo de desenvolvimento turístico, com hotéis, marina, cassinos, ginásios poliesportivos e um iate clube. Seu primeiro nome foi Autódromo Nova Caledônia, pois foi construído, pelo antigo Estado da Guanabara, nos terrenos desapropriados de uma imobiliária que possuía o mesmo nome.

Em 1977, o autódromo foi reformado e reinaugurado, recebendo as arquibancadas usadas nos desfiles das escolas de samba antes da inauguração do sambódromo. Nessa ocasião, ele foi rebatizado de Autódromo Internacional de Jacarepaguá.  Uma segunda reforma modificou o trecho norte do circuito que passou a se chamar Nelson Piquet, e a terceira reforma construiu o circuito oval para abrigar a Fórmula Indy e recebeu o nome de Emerson Fittipaldi.

Em 1978, o Autódromo recebeu a primeira prova de Fórmula 1, que teve como campeão o argentino Carlos Reutemann. A última corrida da principal modalidade do automobilismo  realizada nesse autódromo aconteceu em 1989 e teve ninguém menos que Ayrton Senna como o grande vencedor.

Na época dos Jogos Pan-Americanos de 2007, foram investidos recursos públicos na construção de vários equipamentos esportivos, como a Rio Arena, o Parque Aquático Maria Lenk e o velódromo. Em 2008, foi anunciado oficialmente o fim do autódromo, com o objetivo de abrigar instalações para os Jogos Olímpicos de 2016. Em 2012, o autódromo foi definitivamente demolido.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png