• Janis Cassilia

A ATUAÇÃO DO IHBAJA EM 2020 E NOVAS PERSPECTIVAS PARA 2021

Atualizado: 9 de Ago de 2021

2020 foi um ano atípico. Começou com notícias sobre a COVID-19 na china e termina em um cenário de aumento de contágio, mortes e um provável segundo lockdown. Estivemos à procura de notícias de uma vacina, e esperando o retorno a uma normalidade familiar. Durante esse ano, tivemos que refletir sobre nossas atitudes e redescobrir o conceito de coletividade e a necessidade de cuidar de nós mesmos e dos nossos.


O IHBAJA, enquanto instituição e coletivo nesse momento de incertezas, precisou se reinventar. Nossas tradicionais caminhadas históricas e participações de eventos foram canceladas. E durante a primeira metade do ano reformulamos nossas estratégias. Seguindo a tendência das redes sociais, a partir do segundo semestre de 2020, nossas atividades virtuais se intensificaram, trazendo nossos desafios e oportunidades ao grupo. Enquanto um coletivo de pesquisadores, professores e artistas que pensam Jacarepaguá nas mais diferentes óticas, pudemos mostrar ao público que nossas pesquisas e atividades não pararam. Em nosso facebook e instagram disponibilizamos textos, imagens antigas, dicas e divulgamos atividades virtuais. Nosso blog, em processo de reformulação, passará a ser um local aglutinador de conteúdo, onde o visitante pode encontrar todos os nossos Boletins Informativos.


No mês de setembro lançamos uma campanha comemorativa sobre os 426 anos de Jacarepaguá chamando a atenção para a celebração desta data. Também participamos da primeira live da Semana Alternativa de Jacarepaguá (parceria com o Jornal Abaixo Assinado de Jacarepaguá). Com a presença de quase a totalidade de nossos membros, essa live foi importante para marcamos presença no cenário de divulgação da história local. Vieram outras em que nossos membros participaram apresentando suas pesquisas e a história da região. 


Novas parceiras foram formadas, lançamos um novo número do Boletim Informativo (disponível em nossa blog e redes sociais), participamos de seminários e eventos culturais e continuamos nossas atividades com as colunas no Jornal Abaixo-Assinado de Jacarepaguá. Encerrando 2020 e iniciando o ano de 2021, iniciaremos uma série de lives em parceria com a TV Onde Moro Jacarepaguá e que integram a Semana do Patrimônio Fluminense 2020 (SPF). 


Há três anos, o IHBAJA recebeu o prêmio Miriam Mendonça de Cultura Popular. Desde então reforçamos nosso compromisso com a história de Jacarepaguá. Seguimos no intuito de pesquisar e preservar o patrimônio material e imaterial da região, atuando junto aos movimentos sociais, órgãos públicos e privados. Esperamos que o ano de 2021 aponte caminhos mais generosos e que nos encontremos juntos e em segurança. Ate lá acompanhe nossas atividades virtuais. Feliz natal a todos e feliz ano novo!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png