• Jornal Abaixo Assinado

2º Encontro Científico do Parque Estadual da Pedra Branca


PEPB - Painel explicativo sobre abelhas nativas

O 2º Encontro Científico do Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB) realizado no Espaço Furnas Culturalnos dias 27 e 28 de junho proporcionou a plateia presente uma viagem panorâmica das transformações, curiosidades e eventos ocorridos no Parque nos últimos anos. Com patrocínio de Furnas e execução do Instituto Moleque Mateiro, foram apresentadas 14 palestras evidenciando as principais pesquisas realizadas pelo Parque.

Mapas Mentais e Percepção Ambiental no Maciço da Pedra Branca foi o 6º Painel apresentado na segunda-feira dia 27 de junho pela pesquisadora Luz Stella Rodriguez. Em linguagem de fácil entendimento a professora Luz Stella demonstrou a importância da preservação da cultura e tradição das Comunidades Tradicionais que habitam o PEPB.

A apresentação do Projeto Trilha do Mel – Projeto de Educação Ambiental e Conservação das Abelhas Nativas no PEPB – encerrou o primeiro dia do 2º Encontro Científico deixando para o público a certeza que parcerias comprometidas com a Biodiversidade de Áreas Protegidas é o caminho certo para preservação do meio ambiente.


PEPB - Mesa de abertura 2º Encontro Científico

No último dia de encontro foi apresentada pela manhã o painel intitulado: A Dinâmica da paisagem e História Ambiental da Mata Atlântica: O Maciço da Pedra Branca, onde o professor Rogério Ribeiro de Oliveira da PUC-Rio trouxe ao público presente a história das Carvoarias que existiam no PEPB. O professor salientou a necessidade de se contar histórias visíveis e invisíveis do Parque assim como seu fundamental papel na história do desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro.

O tema “Transformação urbana em zona de amortecimento do PEPB: o caso da Vargens, Baixada de Jacarepaguá” apresentado pela professora Rita Montezuma da Universidade Federal Fluminense foi relevante alerta sobre o avanço urbano irregular na zona de amortecimento no entorno do PEPB e a importância de um debate sério e comprometido sobre o Programa de Estruturação Urbana – PEU das Vargens. A professora Rita Montezuma convocou também a plateia para o evento que será realizado dia 5 de julho no Instituto de Geografia da UFF sobre o referido tema.


PEPB - 2º Encontro Científico sobre o parque
0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png