• Jornal Abaixo Assinado

15 ANOS DE LUTA DO JORNAL ABAIXO-ASSINADO DE JACAREPAGUÁ E DAS VARGENS

Desejar é o primeiro passo para a conquista de nossos sonhos. E é por isso que ansiamos tanto pela construção de um jornal popular na Baixada de Jacarepaguá que pudesse fazer ecoar vozes democráticas e libertárias no seio do conservadorismo e clientelismo enraizado na região. Daí surgiu, em 2005, o Jornal Abaixo-Assinado de Jacarepaguá e das Vargens (JAAJ).  E 15 anos se passaram, com 130 edições impressas nas ruas divulgando as lutas em defesa da qualidade de vida, contra as injustiças sociais e pela democratização dos meios de comunicação.

A linha editorial do Jornal Abaixo-Assinado baseia-se na defesa da qualidade de vida da população da Baixada de Jacarepaguá. Somos um coletivo de moradores preocupados com o abandono dos bairros da região pelo Poder Público. Nosso objetivo é informar visando abrir, cada vez mais, novos espaços para debates que estimulem a conscientização e a participação de todos na solução de problemas de nossa região.

Sabendo da importância do movimento popular para mudar, avançar, conquistar e manter nossos direitos, e considerando que a informação é direito coletivo e bem social, nossa proposta é a construção permanente de uma Rede Popular de Comunicação (RPC) — que já está em curso por meio do Jornal Abaixo-Assinado, do Facebook, do Blog e da Editora RPC. Em breve, lançaremos nosso site e o canal de TV no YouTube. E um dia, quem sabe, nossa Rádio Comunitária.

Nossas diretrizes são cristalinas: ampla divulgação das lutas dos movimentos sociais da Baixada de Jacarepaguá; ativar o interesse das comunidades pelo que acontece em nosso bairro, nossa cidade e em nosso país; disseminar a cultura popular; e contribuir para a interação entre esses movimentos de forma que possam fortalecer-se, rompendo, inclusive, barreiras de classe socioeconômicas para caminhar em direção à construção de uma grande rede de ação social e de lutas.

Escrito por Ivan Paulo

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png