• Jornal Abaixo Assinado

1º Festival da Comunicação Sindical e Popular


O Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) realizou nesta quinta-feira, dia 25 de maio, o 1º Festival da Comunicação Sindical e Popular. A primeira vez que um evento reúne essas duas experiências. Foram 10 horas de comunicação, história e muita arte em homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras, à comunicação sindical e popular, e à greve das tecelãs na Rússia, em 8 de março de 1917. O Festival acontece em maio porque este é o mês do trabalhador.

A equipe do JAAJ – JORNAL ABAIXO-ASSINADO DE JACAREPAGUÁ se fez presente expondo seus arquivos e na distribuição de cerca de mil exemplares na Cinelândia. Estiveram presentes representando o coletivo do JAAJ: Maraci, Cabral, Almir, Humberto, Carlos Motta e Renato Dória.

EQUIPE DO JAAJ


Como foi o festival

O 1º Festival da Comunicação Sindical e Popular foi uma grande intervenção cultural, livre e democrática, para celebrar os veículos de comunicação sindicais e populares.

O evento teve exposições das mídias produzidas por sindicatos, movimentos e coletivos de mídia alternativa, além de shows de música, teatro e dança. A programação contou também com aulas públicas sobre temas importantes para a cultura, a história e para a comunicação. Entre os temas das aulas de grandes eventos históricos, como o 1º de Maio e a luta pela jornada de trabalho de 8 horas, o centenário da Revolução Russa e o 8 de Março.

Ocupação dos espaços públicos

Essa ocupação da cidade para construir um espaço de visibilidade dos veículos de Comunicação alternativa é um importante passo na luta pela democratização da mídia, em um país em que os principais meios de comunicação são controlados por poucos grupos econômicos. E conversar com a população.


Por que fazer na Cinelândia?

“Porque queremos chegar às pessoas que passam pelo local durante o dia. Ainda não recebemos a autorização da Prefeitura, mas estamos trabalhando para isso”, salientou Cláudia Santiago, coordenadora do NPC.

O JAAJ e o Núcleo Piratininga de Comunicação acreditam ser possível construir uma cultura transformadora e uma comunicação democrática!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png