• Jornal Abaixo Assinado

É grave a saúde do Hospital Santa Maria


A crise financeira do governo Pezão atinge em cheio o Hospital Santa Maria

Vaneide Carmo*

Ninguém no Hospital Santa Maria quis ser entrevistado para falar sobre a real situação da unidade. Servidores esquivaram-se. E não tivemos acesso ao gabinete do diretor. O administrador do hospital nos recebeu, mas não quis responder as indagações nem informou o seu nome, disse apenas que a direção só poderia ser entrevistada com ordem da Secretaria Estadual de Saúde.

Mesmo assim, conseguimos falar com alguns pacientes. E ouvimos as impressões de servidores que não quiseram ser identificados, bem como de moradores da comunidade do Rio Pequeno. Pelo que vimos e ouvimos, o hospital parece que está num processo de fechamento e tem graves problemas. Parece decadente e abandonado.

A situação da assistência médica no Hospital Santa Maria não é diferente dos demais. Situado naEstrada do Rio Pequeno, nº 656, Santa Maria, na Taquara , especializado no tratamento de pacientes com Tuberculose, a precariedade persiste e preocupa tantos os funcionários quanto os pacientes e seus familiares. A crise também chegou ao hospital, e ele convive com a  redução de materiais e remédios, com o abandono das instalações físicas e com a falta de profissionais de Saúde. Sem contar que os servidores estão com os salários de abril e maio de 2017 atrasados e sem o recebimento do 13º salário de 2016. Uma grave situação, e os pacientes que estão internados e os que procuram a unidade reclamam da qualidade do atendimento. O único ponto positivo no hospital é a boa vontade e a seriedade de quem trabalha  na unidade.

Não podemos esquecer que este hospital atende a população de vários bairros da região, e até mesmo de outros municípios, uma vez que os demais hospitais também sofrem com a falta de recursos financeiros para suprir as suas necessidades básicas, o que permitiria um bom funcionamento e atendimento eficaz aos pacientes.

Esperamos que  as autoridades tomem providências. Senhor governador do estado do Rio de Janeiro agir é preciso agir, porque “Saúde é um Direito de Todos”.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
jaajbr.png